No ano passado o Brasil viveu tempos diferentes no mundo do futebol, de forma que jogadores importantes, estrelas nos clubes europeus por onde passaram, tomaram o caminho inverso dos atletas mais jovens que mal ficam no país e logo partem com destino a Europa.
Entre os atletas mais importantes que voltaram ao cenário nacional para a disputa do Campeonato Brasileiro da primeira divisão, estão os atacantes Ronaldo fenômeno, que é o maior artilheiro na história das Copas e o atacante Adriano o Imperador.
Durante a disputa do maior e mais dificil de todos os campeonatos nacionais, não desmerecendo os europeus, mas a questão é que na maioria dos campeonatos da Europa só dois, quando muito quatro clubes de fato brigando pelo título e outros brigando por vagas na Liga Europa e Na Copa dos Campeões da Uefa. Em contra partida no Brasil, pode se afirma que a disputa pelo título é entre todos os clubes que disputam a Série "A" do Campeonato Brasileiro.
Mas, voltando ao nosso assunto o confronto de amanhã entre Flamengo e Corinthians, terá de fato o mais esperado dos duelos entre atacantes. Ronaldo e Adriano realmente estaram em campo, um contra o outros desde que voltaram ao Brasil. No ano passado este era o duelo mais esperado no Campeonato Brasileiro, mas, este se quer aconteceu, até por que nas duas oportunidades um ou outro atacante se encontrava machucado e impossibilitado de atuar pelos seus clubes.
Com as duas equipes disputando a Libertadores da América, este confronto em algum momento iria acontecer, mas não de cara em uma fase oitavas de final, porém o Corinthians se classificou como o melhor time da primeira fase, já o Flamengo como pior segundo colocado e pelo regulamento da competição o confronto, por ironia do destino colocaria as duas maiores torcidas do Brasil, uma contra a outra, logo em uma oitava de final, quando a maior parte dos torcedores brasileiros esperavam que esse embate fosse em uma das semifinais ou até mesmo na final da competição continental.
Agora a dúvida persite na cabeça dos brasileiros, dos torcedores, tanto de Flamengo quanto de Corinthians de forma que a pergunta que se faz. É quem levará a melhor no duelo dos atacantes Ronaldo ou Adriano? Essa resposta só amanhã depois do jogo. E embora o Flamengo não viva um bom momento atualmente, o Corinthians tem que tomar cuidado para não ser surpreendido e quem sabe perder a vaga para a próxima fase já no jogo de amanhã. Se for derrotado por uma diferença de três gols, o Timão pode desistir da Libertadores e tentar outro título no ano do seu centenário.
Não digo que o Flamengo vá passar para outra fase, a única coisa que posso afirma é que o Timão pode até tentar, mas, a Libertadores não ficará com o time experiente do Corinthians. Quem ficará, com o título ainda é uma icognita.